Como melhorar a qualidade do sono?

O sono é um momento de relaxar os músculos e memorizar tudo o que aprendemos durante o dia.

E a falta de sono ou a dificuldade para dormir bem, diminui a capacidade de concentração durante o dia, podendo provocar também alterações de humor.

Além disso, quando a má qualidade do sono se torna frequente, aumenta-se os níveis de estresse e ansiedade e o desenvolvimento de falhas da memória.

O sono é importante porque durante ele o sistema imunológico produz substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo, além do hormônio do crescimento e do hormônio leptina (que causa sensação de saciedade), que também são secretados durante o horário.

E com isso muitas pessoas não conseguem dormir rápido e acabam utilizando remédios que por muitas vezes podem trazer sérios efeitos colaterais.

Para isso, veja algumas dicas para você ter um sono de qualidade:

Consuma alimentos ricos em triptofano

Consuma alimentos ricos em triptofano

O triptofano é um aminoácido essencial necessário para a síntese proteica. Ele é um precursor do importante neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina.

E níveis baixos de triptofano diminui a produção de serotonina no cérebro. Isto afeta diretamente o estado de ânimo, além da memória, e aumenta a agressividade, provocando alterações no descanso noturno.

A melatonina, por sua vez, ajuda regular o sono. Ela ajuda a regular a hora de dormir e a hora de acordar. Por isso, pessoas que sofrem de insônia podem não estar produzindo uma quantidade suficiente de melatonina.

E já que o corpo não tem a capacidade de produzir triptofano, é por isso que é preciso obtê-lo através dos alimentos como queijo, amendoim, ovo, ervilha, abacate, castanha de cajú, batata, banana, couve-flor, amêndoa, pescada e carne de frango.

Evitar alimentos que tiram o sono

Café, guaraná, chocolate, chá verde, chá mate, chá preto, bebidas energéticas, pimenta e gengibre são alguns alimentos que podem prejudicar a noite de sono, causando insônia ou dificuldade para adormecer.

Exatamente por isso, é muito importante evitar o consumo desses alimentos pelo menos 5 horas antes de ir dormir.

Estes alimentos citados são uma boa opção para despertar e afastar o sono, que ajudam a manter o cérebro desperto para realizar atividades exigentes que exigem atenção e raciocínio.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais alimentos que dão sono:

Não praticar atividade física até 4 horas antes de dormir

Não praticar atividade física até 4 horas antes de dormir

É fato que a prática de atividade física traz diversos benefícios a saúde, entre eles a melhora da qualidade do sono.

Entretanto, para um sono melhor é preciso evitar praticar os exercícios muito perto da hora de ir dormir. O motivo é que quando se exercitamos liberamos a adrenalina que mantém a pessoa mais agitada e com isso fica bem mais difícil de pegar no sono.

Saiba a importância das luzes

Não interessa se você é homem ou mulher, para você ter um sono de qualidade é muito importante saber a importância das luzes.

Isso porque nem todas as luzes são iguais. Alguns tipos de luzes o deixam mais alerta e desperto, e outras têm menos efeito.

A luz azul, por exemplo, é importante na parte da manhã quando precisamos estar alertas e despertos. Mas durante a noite é prejudicial ao sono que engana o corpo, que acha que já é dia.

Equipamentos como celular, computador, notebook, tablets e lâmpada fluorescente emitem este tipo de luz azul. Por isso, usar estes dispositivos à noite pode torna mais difícil dormir e também pode aumentar o risco de problemas de saúde em longo prazo.

Invista em seu sono

Invista em seu sono

Se você não consegue ter um sono de qualidade, talvez seja a hora de investir em equipamentos de maior qualidade como colchões, travesseiros, climatizadores, lâmpadas, aplicativos, etc.

Apesar de custar caro, esses equipamentos podem melhorar significativamente a qualidade do sono o que vale muito a pena o investimento.

Muitos especialistas apontam o colchão ser um dos principais causadores dos problemas de sono, já que podem causar incômodos para dormir.

Um uso de um bom travesseiro também ajuda na qualidade do sono já que ele ajuda a relaxar, diminuindo a tensão nas costas e no pescoço, facilitando o sono.

Como ter uma boa memória? Dicas úteis!

“Muitas pessoas malham o corpo e esquecem da mente.”

Eu concordo com essa frase.

Isso porque a falta de memória e a dificuldade para memorizar informações atinge cada vez mais as pessoas.

E muitas pessoas acabam se esquecendo que é possível melhorar a capacidade de fixar informações ao utilizar técnicas que facilitam o acesso à memória facilitando a aprendizagem e aumenta o rendimento nos estudos e no trabalho.

A perda de memória pode ter várias causas, sendo que as mais comuns acontecem em pessoas estressadas, ansiosas ou que não descansam com uma boa noite de sono.

Essas três causas citadas são problemas cotidianos de boa parte da população mundial. A vida corrida que temos favorece esses problemas que podem custar caro. O motivo é que o estresse, ansiedade e a falta de sono podem trazer muitos outros problemas como depressão, mal humor, irritabilidade, ganho de peso, etc.

Embora, algum remédio para memória pode ser a solução, a perda de memória, falta de concentração e raciocínio podem ser prevenidas com atitudes que estimulam e equilibram o funcionamento cerebral.

Alguns exemplos são, ter hábitos alimentares saudáveis, ricos em antioxidantes, evitar o estresse, praticar exercícios físicos, além de fazer leituras e atividades de concentração.

Abaixo, citarei algumas dicas para você turbinar o seu cérebro.

Leia!

Leia

Embora seja um hobby para muitas pessoas, ainda sim, existem muitas pessoas que não gostam de ler.

Além de ser uma forma de entretenimento, a leitura é uma ótima maneira de turbinar o cérebro e vários estudos recentes indicaram benefícios cognitivos entre aqueles que mantém o hábito de ler regularmente.

Muitos estudos já mostraram que a leitura estimula a memória, expandindo a capacidade de nossa mente, isso porque ela serve como “combustível” para a imaginação.

Além disso, a leitura nos aproxima da compreensão de mundo e da auto-compreensão e eleva a nossa autoestima.

Consuma ômega-3

Ômega-3

O ômega-3 é uma gordura essencial que traz muito benefícios para a saúde, principalmente para a mente. Por ser essencial, faz ela não ser produzida pelo corpo, com isso ela deve ser obtida pela alimentação.

O ômega-3 é essencial para o cérebro porque promove a formação de novas células cerebrais, auxilia na produção das membranas celulares e aumenta sua fluidez. Com isso, o cérebro fica mais apto a receber e processar novas informações.

Além disso, o consumo de ômega-3 pode melhorar a memória e proteger os idosos contra o declínio mental que é relacionado com a idade. O ômega-3 também pode diminuir significativamente o risco de demência ou doença de Alzheimer.

Durma bem

Sono

O sono desencadeia alterações no cérebro que solidificam as memórias, fortalecendo as conexões entre as células cerebrais e transferindo informações de uma região do cérebro para outra.

É durante as fases mais profundas do sono que substâncias tóxicas são eliminadas do cérebro e que a memória a longo prazo é fixada e consolidada.

Exatamente por isso ter um sono de qualidade é muito importante para uma boa memória.

Diminua a ansiedade e estresse

Ansiedade e estresse

Não sei se você sabe, mais a ansiedade e estresse são as principais causas de esquecimentos repentinos e lapsos de memória, pois dificultam a retenção de informações, deixam o cérebro confuso para conseguir acessar as memórias.

Níveis altos de estresse e ansiedade aumentam hormônios como cortisol e adrenalina, que são danosos ao cérebro. Níveis altos de cortisol, por exemplo, pode originar sintomas como lapsos de memória, dificuldade na aprendizagem, diminuição da testosterona e aumento de peso.

Atividade física

Atividade física

Muitas pessoas acreditam que a prática de atividade física faz bem somente para o corpo. Porem, ela faz muito bem também para a mente. Isso porque o exercício físico aumenta a oxigenação cerebral, além de melhorar doenças que podem comprometer a memória, como a hipertensão arterial, diabetes e as alterações do colesterol.

Entretanto, é muito importante praticar atividades diferente que estimulam o cérebro para decorar novos passos, movimentos e sequências. Afinal, o novo faz o cérebro fazer novas conexões, estimulando novas áreas.